Um sonho Carioca, uma Disney Carioca, era oque mais se
falava quando começou o assunto “Um Parque no Rio de Janeiro” e surgia a Terra
Encantada, um projeto magnífico repleto de modernidades que inovariam no
cenário de diversão em família.
Durante o ano de
1997, uma grande expectativa se formou na cidade do Rio de Janeiro,
especialmente entre os veículos de imprensa, que notificavam a todo o momento a
tão esperada inauguração.
O parque fez uma ótima campanha publicitária para o parque
Terra Encantada e fez o que nenhum parque fez, montar uma banda para cantar pelo
país adentro e divulgarem o parque pelo Brasil inteiro. Quer saber tudo sobre a
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Além de atrações de alto nível o parque ofereceria 120 lojas
e restaurante parte funcionando diariamente até madrugada.
Concebido para ser o maior e melhor parque da América
Latina, o empreendimento foi construído num custo aproximado de US$ 230 milhões
e eram esperados Três milhões de visitantes só no primeiro ano de operação,
proveniente de todo o Brasil.
As atrações da Terra
Encantada foram escolhidas entre as melhores dos melhores parques do mundo. Em
paralelo, foi realizada uma pesquisa com grupos de brasileiros para saber suas
preferências. Além disso, houve uma preocupação em selecionar brinquedos
adequados a diversas faixas etárias, procurando satisfazer toda a família.
Dividido em cinco
áreas a Terra dos Índios, Terra Africana, Terra Européia, Terra das Crianças, e
Terra Brasilis, o parque teria como cultura do Brasil e suas principais
etnias.Para conhercer as áreas temáticas Clique Aqui
ITPS |
Toda a concepção e o
planejamento do parque envolveram dezenas de empresas das mais diversas áreas
de atuação, incluindo renomadas empresas nacionais e internacionais, como a
ITPS (International Theme Park Services) responsável pela concepção do plano de
negócios do parque.
A realidade foi
totalmente oposta ao que esperávamos inicialmente, a inauguração estava
prevista para o dia 12 de outubro de 1997 no Dia das Crianças. Poucos meses
antes da data prevista chegou-se a conclusão que seria impossível terminar a
construção dentro do prazo planejado, o que fez com que a data fosse alterada
para o dia 20 de Dezembro, e finalmente para o dia 15 de janeiro de 1998.
Apesar de ser
extremamente comum no setor de entretenimento o chamado Soft Opening, período
de funcionamento parcial antes da inauguração oficial, utilizando para concluir
pendências na construção, avaliar rotina antecipar faturamento, os acionistas
optaram por inaugurar oficialmente o empreendimento na data marcada, não
comunicando aos visitantes e a imprensa sobre a real situação do parque. A
falta de uma comunicação efetiva com essas duas principais chaves (Imprensa e
Visitantes).
No dia 15 de Janeiro
de 1998 o Parque Temático Terra Encantada quando foi inaugurado, tinha ainda
suas principais atrações ainda fora de operação, dezenas de lojas fechadas,
instalações ainda em obra e o preço do ingresso mantido a R$ 30,00 reais,
apesar de boa parte estar inacessível.
Com tantas atrações
sem funcionar e o parque claramente inacabado, o Terra encantada acabou
provocando uma frustração generalizada. A imprensa noticiou amplamente os
problemas existentes no parque, dando destaque aos visitantes que se sentiam
enganados ao pagar o valor integral por um parque visivelmente inacabado.
Foi cogitada uma Planet
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