História

Um sonho Carioca, uma Disney Carioca, era oque mais se falava quando começou o assunto “Um Parque no Rio de Janeiro” e surgia a Terra Encantada, um projeto magnífico repleto de modernidades que inovariam no cenário de diversão em família. 

Durante o ano de 1997, uma grande expectativa se formou na cidade do Rio de Janeiro, especialmente entre os veículos de imprensa, que notificavam a todo o momento a tão esperada inauguração.
Os ingressos foram colocados a venda antecipadamente, o que aumentou a expectativa do evento, reforçada pelo grande investimento em propaganda de TV aberta.
O parque fez uma ótima campanha publicitária para o parque Terra Encantada e fez o que nenhum parque fez, montar uma banda para cantar pelo país adentro e divulgarem o parque pelo Brasil inteiro. Quer saber tudo sobre a Banda TE? Então Clique Aqui!

Além de atrações de alto nível o parque ofereceria 120 lojas e restaurante parte funcionando diariamente até madrugada.
Concebido para ser o maior e melhor parque da América Latina, o empreendimento foi construído num custo aproximado de US$ 230 milhões e eram esperados Três milhões de visitantes só no primeiro ano de operação, proveniente de todo o Brasil.
As atrações da Terra Encantada foram escolhidas entre as melhores dos melhores parques do mundo. Em paralelo, foi realizada uma pesquisa com grupos de brasileiros para saber suas preferências. Além disso, houve uma preocupação em selecionar brinquedos adequados a diversas faixas etárias, procurando satisfazer toda a família.

Tendo como principais acionistas as empresas ESTA, e TOR e minoritariamente o Bank of América, o Terra Encantada foi o primeiro a trazer equipamentos de alto nível como a montanha russa Monte Makaya, o elevador de queda livre o Cabhum as Corredeiras- Rio Selvagem por onde os passageiros descem em grandes botes- E o Show das Águas – Show diário de enceramento do parque no formato “Disney”.
Dividido em cinco áreas  a Terra dos Índios, Terra Africana, Terra Européia, Terra das Crianças, e Terra Brasilis,  o parque teria como cultura do Brasil e suas principais etnias.Para conhercer as áreas temáticas Clique Aqui
ITPS
O parque teria cerca de 600 funcionários em áreas como operação, manutenção e administrativa, todos contratados e treinados especialmente para trabalhar em um parque temático. Estimava-se que mais de 1200 postos de trabalho seriam gerados nas lojas, restaurantes e fornecedores do parque.
Toda a concepção e o planejamento do parque envolveram dezenas de empresas das mais diversas áreas de atuação, incluindo renomadas empresas nacionais e internacionais, como a ITPS (International Theme Park Services) responsável pela concepção do plano de negócios do parque.

A realidade foi totalmente oposta ao que esperávamos inicialmente, a inauguração estava prevista para o dia 12 de outubro de 1997 no Dia das Crianças. Poucos meses antes da data prevista chegou-se a conclusão que seria impossível terminar a construção dentro do prazo planejado, o que fez com que a data fosse alterada para o dia 20 de Dezembro, e finalmente para o dia 15 de janeiro de 1998.
Apesar de ser extremamente comum no setor de entretenimento o chamado Soft Opening, período de funcionamento parcial antes da inauguração oficial, utilizando para concluir pendências na construção, avaliar rotina antecipar faturamento, os acionistas optaram por inaugurar oficialmente o empreendimento na data marcada, não comunicando aos visitantes e a imprensa sobre a real situação do parque. A falta de uma comunicação efetiva com essas duas principais chaves (Imprensa e Visitantes).

No dia 15 de Janeiro de 1998 o Parque Temático Terra Encantada quando foi inaugurado, tinha ainda suas principais atrações ainda fora de operação, dezenas de lojas fechadas, instalações ainda em obra e o preço do ingresso mantido a R$ 30,00 reais, apesar de boa parte estar inacessível.
Com tantas atrações sem funcionar e o parque claramente inacabado, o Terra encantada acabou provocando uma frustração generalizada. A imprensa noticiou amplamente os problemas existentes no parque, dando destaque aos visitantes que se sentiam enganados ao pagar o valor integral por um parque visivelmente inacabado.

Foi cogitada uma Planet Hollywood aqui no Terra Encantada  quer conhecer tudo que foi divulgado na época então Clique Aqui