quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Origem do Terra Encantada

A Terra Encantada foi projetada para ser um dos mais modernos parques de diversão da América Latina foi inaugurado no ano de 1998 após dois atrasos de abertura de portas. São 200 mil m² localizados na Av. Ayrton Senna, 2800, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro com uma tematização baseada em personagens e festivais da cultura brasileira e suas origens: indígena, africana e européia.
A Rua Principal é composta de bares, restaurantes e da maioria das lojas do parque, todos com as fachadas em vários estilos da arquitetura brasileira.
A principal montanha-russa do parque, a Monte Makaya, foi a recordista em inversões no mundo (8 inversões ao todo) durante quatro anos, porém, foi superada pela "Colossus", localizada no Thorpe Park com 2 inversões a mais.

Situação Atual

Desde a sua abertura, em janeiro de 1998, o Terra Encantada não conseguiu superar as expectativas do público, que chegou a comprar ingressos antes mesmo da inauguração. Falava-se numa Disney carioca e a Barra tornava-se a terra da diversão e da fantasia, atraindo dezenas de investidores.
No projeto, havia mais de 60 opções gastronômicas e chegou a ser cogitada a abertura de uma filial da americana Planet Hollywood. Os investimentos chegaram a US$ 220 milhões. Mais de 12 mil pessoas deveriam ser empregadas direta e indiretamente e a previsão era de 20 mil visitantes por dia. O faturamento chegaria a cerca de R$ 30 milhões mensais. A realidade foi muito diferente.
Os problemas começaram antes mesmo da inauguração do Terra Encantada, que foi duas vezes adiada. A primeira estava prevista para o dia 12 de outubro de 1997 e a outra, para 15 de dezembro. Quando o parque foi aberto, em janeiro de 1998, só parte das atrações estava disponível. Os primeiros visitantes, decepcionados, chegaram a reivindicar a devolução do dinheiro.
O centro de lazer estava funcionando há menos de um mês quando recebeu a visita da atriz Ísis de Oliveira. A artista se machucou numa das principais atrações do parque, o elevador Cabum, e entrou na Justiça.
Depois disso, uma série de problemas abalaram a credibilidade do Terra Encantada. De brigas entre lutadores de jiu-jítsu a greve de funcionários.
Um dos casos que ganharam mais repercussão na imprensa aconteceu em março de 2002 durante um show de rock da banda Charlie Brown Jr. Uma briga generalizada, por volta da 1h30m, deixou 61 pessoas feridas. Lojas foram destruídas e saqueadas, e pedras, cadeiras, lixeiras e vasos de plantas foram atirados para todo lado por jovens que assistiam ao show.(fonte, Jornal O Globo)
Hoje sua estrutura da Rua Principal passou por reformas, porém o Castelo das Águas e os Mirantes continuam em situação precária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário